Você já percebeu o quanto nós brasileiros somos especialistas em arrebatarmos os diversos e mais variados serviços existentes na web?
Marcamos presença de peso em redes sociais, fazemos parte (e uma boa, digamos) do lucro dos gigantes da internet, usamos e abusamos de tudo isso, mas você já parou pra pensar que não valorizamos o que desenvolvemos aqui em casa (nacionalmente) ?
Alguém aqui se lembra de uma rede social criada quase que na mesma época do Orkut chamada Beltrano? Podia não ser uma das melhores e nem tão aclamado quanto o ‘Iorgut’, mas era nossa conterrânea.
Considero isso uma triste ocasião, pois temos um grande potencial de criarmos ótimos serviços, que muitas vezes não vão pra frente por falta de uso, o que tende a gerar uma certa desmotivação pra quem desenvolve.
Neste momento, não estou lembrando de algum outro que temos ou tivemos que tenha feito sucesso, mesmo que repentino, mas com certeza é um ou outro, que prefiro crer no caso de exceções.
Entretanto, os gringos vão de vento em popa, Twitter, Facebook, o quase falecido Orkut… e neste caso estou focando apenas em redes sociais.
Um fato interessante é de termos brasileiros como idealizadores ou que fazem parte do sucesso de empresas e/ou produtos estrangeiros, como o caso do Instagram, desenvolvido pelo paulistano Mike Krieger. – Wikipédia
Isto são fatos que nos animam, mas falando em cultura, temos que começar a desenvolver uma que valorizamos o que criamos nacionalmente!
A cultura norte-americana preserva muito o empreendedorismo, por isto seus serviços são os que geralmente se destacam, o que pra nós 90% é o contrário.
Hoje, particulamente visualizo o mercado do desenvolvimento mobile como um criadouro de oportunidades, pois pelo simples fato de andarmos ‘pendurados’ em nossos smartphones, celulares com acesso a internet e demais dispositivos móveis isso gera com que simples idéias tornem-se aplicativos e/ou serviços extremamente úteis!
Cabe a nós, desenvolvedores, a responsabilidade de pensarmos em algo que seja ao mesmo tempo simples, interativo e útil! E não é pedir muito, se você olhar no seu (ou de alguém) iPhone ou Android, terá 95% de chance de encontrar algum aplicativo simples, mas que a pessoa (ou você) considera útil!
E a essência deste post, está na reflexão para agirmos dentro do nosso território brasileiro, isto é, pensarmos e desenvolvermos idéias, produtos, serviços, enfim… que agreguem valor ao nosso país, consequentemente a você, para que mais cases de sucesso venham a ser valorizados aqui na terra em que canta o sabiá, não apenas ao que vem de fora, pois potencial sabemos que temos e muito, peso em utilização somos mestres, se somarmos estes dois, teremos sucesso garantido em nossos aplicativos e serviços.
Um abraço e bom resto de semana para todos!