Cursos na área de T.I – Abra sua mente!

Espero que, de coração, este post possa ajudar e abrir a mente do pessoal que está iniciando graduação na área de T.I e pretende seguir na área de programação e desenvolvimento.

Bom, conforme citado acima, se você está iniciando, ou até se já cursa há algum tempo algum curso na área de T.I e pretende atuar na programação e desenvolvimento aqui vai algumas recomendações que considero de extrema importância.

Antes de mais nada, mantenha-se atualizado, LEIA, tem informação de sóbra em revistas, livros, internet, é crucial estar antenado em novas metodologias de desenvolvimento, novas linguagens, atualizações, frameworks novos..

Desenvolva seu autodidatismo! Existirão situações em que você vai precisar aprender algo, e isso pode estar em um prazo “para ontem”,  será preciso estar adepto e acostumado á absorver de forma rápida o que for preciso. Na minha opinião, esta dica, é umas das, senão a mais importante deste post. Comece aos poucos, aprendendo com tutoriais mais didáticos, e vá evoluindo, até você ter a capacidade de aprender com a leitura de ótimos livros bem técnicos, e hands on (mãos na massa), alie a sua capacidade de aprender sozinho com a de “meter as caras”, faça, teste, aprenda com os erros, aprenda com horas quebrando a cabeça tentando resolver um erro, e quando descobrir o que é, vai ver que era uma vírgula no lugar errado, enfim.. isso vai gerar um conhecimento/experiência fantástica pra você, e tenha certeza, vai te ajudar muito.

Não vou entrar na discussão em falar de cursos de informática, isso ficará para outro post, independente da faculdade que você faz, jamais pense que SOMENTE ALI você estará aprendendo tudo que virá a ter de usar, se você estiver pensando desta forma, está enganado e muito. Infelizmente achar que apenas sabendo (Ou ás vezes nem sabendo direito ) C, Pascal e Portugol você já consegue um bom emprego, uma boa colocação, abra os olhos. Comece se especializando em alguma linguagem de programação, tanto client ou server-side, e em paralelo, vá “dando uma olhada” em outra, escolha algum banco de dados e integre suas aplicações com ele, depois continue a aprender novas linguagens, utilizar novos frameworks, monte projetos pessoais para conhecimento (Quem sabe você não inventa algo fantástico e fica rico? Rs) vá a luta, conheço muitas pessoas que fazem cursos na área, mais se acomodaram a aprender apenas o que a faculdade ensina, e com isso acaba até as vezes não conseguindo um trabalho/estágio na área, e isso, se você não gostar realmente do que está fazendo, irá acabar se aborrecendo e ás vezes até desistindo do curso/ramo.

Invista em networking, isto é, aumente sua rede de contatos, isto sem dúvidas só tende a lhe trazer benefícios.

Se puder, e ajuda muito como atalho para uma aprendizagem mais rápida, faça um curso de alguma linguagem de programação, banco de dados, framework, pois acelera a aprendizagem, e você também faz amizades.

Bom, nem preciso citar que inglês é imprescindível, se ainda não sabe, faça um curso, se já está fazendo, parabéns.

Por último, ensine, seja com um blog, seja na empresa, seja na faculdade, pois além de você estar contribuindo para o desenvolvimento de outra pessoa, você estará dando um ótimo exemplo, onde com certeza esta pessoa certamente fará o mesmo, e além do mais você aprende muito quando está ensinando.

O ciclo de tudo isso, é que você estará sempre atualizado, tanto com assuntos relacionados á tecnologia, tanto ao que acontece no mercado, terá capacidade de aprender sozinho, devido á suas noites em claro com seus testes e/ou projetos pessoais, ajudará pessoas, terá desenvolvido pró-atividade, terá ótimos reflexos na faculdade, ajudará a conseguir um ótimo emprego (pois você poderá ter diferenciais perante outras pessoas) e se caso você já trabalha, ótimo, pois vai agregar mais valor a sí próprio, onde serão reconhecidos seus esforços e conhecimento.

Agradeço muito á Deus por Ele ter me dado a oportunidade de logo ao ingressar na faculdade ter mudado pra esta área específica na empresa, isso expandiu drasticamente minha mente, por isso gostaria de contribuir com outras pessoas para que consigam iniciar sua carreira já percorrendo pelo caminho certo.

E se você quer saber mais sobre a carreira de desenvolvedor/programador, leia este post.

Boa semana á todos.
Abraços.