Devo e porque aprender ColdFusion?

ColdFusion: pra quem não conhece, é uma espécie de aplicação web capaz de criar poderosos sistemas web, portais, sites e intranets. Aplicação que eu digo, pois é composto por um ambiente de adminstração, um servidor de aplicações (ColdFusion Application Server) e propriamente dita, uma linguagem CFML. (ColdFusion Markup Language).ColdFusion Sua curva de aprendizado é relativamente curta, com conhecimento em lógica da programação e HTML você não sentirá dificuldade alguma em começar a programar em ColdFusion.

O Módulo ColdFusion Application Server é , como já dizemos, uma aplicação web, e que roda junto ao servidor web. Realiza a leitura e interpreta as instruções requisitadas e/ou solicitadas. Tais instruções são passadas através de páginas ColdFusion, ou seja, na linguagem CFML. (extensões .cfm ou .cfc). Sua página tem uma grande semelhança com uma criada em HTML, entretanto, contém tags específicas que somente seu servidor pode ler, interpretar e solicitar dados.

Seu funcionamento consiste na seguinte forma: o servidor CF realiza a leitura do conteúdo das páginas e processa tags iniciadas por cf, variáveis ou funções cercadas pelo sinal #. O servidor CF então retorna ao servidor web, intactas as páginas que contém tags HTML ou texto puro. Na existência de instruções CF o servidor as processa e retorna os dados ao servidor web.

Na linguagem CFML, assim como todas as demais, é possível implementar lógica utilizando funções pré-formatadas, operadores condicionais, lógicos, comandos de acesso a bancos de dados de forma simples, rápida e de fácil manipulação e/ou manutenção de código.

Interação com Banco de Dados: Aplicações ColdFusion interagem com todos os bancos de dados que utilizam driver JDBC, através de API (Application Programming Language) e também através de conexões ODBC.

E o melhor, sendo da família Adobe, a integração com o Flex é nativa, tornando mais simples ainda a sua comunicação.
No entanto não são todos os serviços de hospedagem/planos que o suportam, detalhe á parte isto não é nenhum tipo de obstáculo para não começar a programar em CF, muito pelo contrário, instale já um servidor local CF e comece a testar suas linhas de código!

Particularmente gosto e muito de realizar essa interação de Flex e CF e de programar utilizando ambos, é uma linguagem que pode constar como um forte diferencial em seu CV e vejo sempre ótimas oportunidades de emprego com este item em sua descrição.

Se você teve interesse pelo aprendizado na linguagem, quero fazer parte disto disponibilizando pra você estes links abaixo, será de ótimo proveito. E se você não teve muito interesse, o(a) encorajo a ‘fuçar’ mais sobre o assunto, pois é uma linguagem fantástica.

Apostilas ColdFusion – 6 Ótimos módulos para estudo e entendimento da linguagem, são antigas, mas isto não interfere na qualidade do conteúdo.

FlexCF Tutorials – Excelentes tutoriais explicando diversos exemplos utilizando Flex + ColdFusion, exibe código fonte e demonstração prática. (Em Inglês)

Adobe ColdFusion – Página Oficial – Novas versões, downloads, atualizações e diversas informações direto da fonte.

E para maior familiarização da linguagem, segue abaixo alguns exemplos:


É isso ai pessoal, espero que gostem e evoluam bastante!
Forte Abraço.