Criando seu virtual host (Apache) personalizado no seu ambiente Linux!

1 comentário

Fala pessoal! Este mini-tutorial, apesar de ser algo bem fácil para quem já está acostumado com ambiente linux, é bem válido e de grande utilidade para o cotidiano do desenvolvimento em geral.

Vamos lá, você está desenvolvendo seu projeto sobre plugins e gostaria de um novo ambiente em sua máquina, algo, como por exemplo: http://plugins.dev

Primeiro passo é instalar o Apache, caso você ainda não o tenha, para isso abra o terminal e digite:

Feito isso é preciso entender como funciona um pouco do próximo passo: o Apache armazena um arquivo de configuração .conf para os hosts de sua máquina, estes arquivos estão disponíveis dentro da pasta /etc/apache2/sites-available, lá por padrão você encontrará o arquivo de configuração nativo 000-default.conf (que cuida do seu ambiente www).

Crie um arquivo .conf nesta pasta, que será o arquivo do nosso host personalizado, vamos por exemplo chamá-lo de plugins.conf. Abra o terminal e digite:

Feito isso, insira no arquivo a seguinte estrutura:

Importante: Neste caso acima meu novo virtual host estará dentro da pasta /code/, que está dentro do diretório do meu usuário, mas você escolher a pasta que quiser.

Os parâmetros que devem ser alterados são:

  • ServerName
  • ServerAlias
  • DocumentRoot
  • Directory

Estes são responsáveis por aplicar a estrutura do seu novo ambiente, ou seja, ServerName e ServerAlias, que cuidam do endereço de acesso enquanto que DocumentRoot é sobre o caminho físico da pasta. Na “tag” Directory que abriga as permissões também segue a mesma estrutura do último parâmetro.

Feito isso, para que seu navegador reconheça o endereço http://plugins.dev para este ambiente, digite no terminal:

E então, no arquivo insira:

Quase tudo pronto, faltando apenas uma última e mais importante configuração, ativar o novo virtual host, para isso usaremos a ferramenta a2ensite. Lembra do arquivo de configuração que falamos no ínicio? plugins.conf, ele será parte do processo! No terminal, digite:

Uma vez ativado, precisamos agora reiniciar o apache:

Coloque algum arquivo .php, como por exemplo teste.php na pasta do seu novo virtual host personalizado e acesse pelo navegador: http://plugins.dev/teste.php e pronto, está configurado e ativado seu novo ambiente!

Espero que tenha sido de fácil entendimento, qualquer tipo de dúvida basta entrar em contato pelos comentários abaixo ou diretamente comigo por alguma rede social/email e afins!

Grande abraço!