Como criar e configurar conexões simultâneas a bancos de dados com o micro-framework Lumen em sua API

Fala pessoal, tudo certo? Recentemente precisei criar uma API para consumo de dados e integrar junto ao WooCommerce, com isso logo fui atrás do Lumen, que já tinha escutado boas recomendações sobre e que tinha uma excelente estrutura para desenvolver APIs RESTful, sendo desenvolvido com este foco, para serviços e APIs.

E em um determinado momento precisei consultar 2 bancos diferentes, com isso veio a necessidade de conexões simultâneas e é disso que este post trata.

Por default, configurando o arquivo “.env” é possível setar a conexão para utilização de apenas um banco, mas e se precisar de 2? Simples, basta criar um diretório chamado config, e dentro dele criar um arquivo database.php

Com isto, nele coloque o array como descrito abaixo:

Veja que em connections temos 2 conexões, a mysql e a mysql2, simples, e dentro de cada parâmetro seus respectivos dados.

E para realizar as consultas? É bem prático, tanto usando o app() helper quanto o DB facade, lembrando que para ter este último é necessário, no bootstrap/app.php descomentar a linha da chamada $app->withFacades();.

E é isso, desta maneira consegue-se configurar diversas conexões e realizar chamadas a bancos diversos e de maneira simultânea.

O Lumen é fantástico, estou curtindo muito, o que me faz ter um enorme apreço pelo Laravel!

Até a próxima, grande abraço!