Dicas para iniciantes ou quem está chegando na área de desenvolvimento

Nenhum comentário

Na última sexta-feira, dia 01/10, fiz uma thread no Twitter para quem tá chegando na área de tecnologia, especificamente desenvolvimento/programação.

O tweet abaixo e depois o conteúdo dele aqui no blog, assim fica mais fácil para documentar e também para que mais pessoas, principalmente quem não usa Twitter, também encontre essas informações.

Comece pela base!

Hoje em dia está repleto de cursos por aí, e boa parte já chegam ensinando linguagem e/ou framework, dando apenas uma pincelada básico nos fundamentos, e são eles que te darão uma base sólida e farão você estar muito mais preparado para os desafios do dia a dia.

O que eu quis dizer aqui é: talvez alguns cursos atuais não abordem tão profundamente esses pilares/bases da computação, portanto, antes de querer ser um expert na linguagem x, foque nesses pilares, entendendo os fundamentos, o resto fará muito mais sentido.

E o que estudar? Eu sugiro:

– Algoritmos.
– Estrutura de dados.
– Fundamentos de Sistemas operacionais.

Claro que tem bem mais coisa, eu até incluiria um pouco de matemática discreta, mas os 3 acima são fortes pilares para um aprendizado sólido e fundamental para a nossa área.

Alguns livros que recomendo são estes:
– Entendendo Algoritmos: https://amzn.to/3AZPqQ0
– Estrutura de dados e algoritmos com JS: https://amzn.to/3utkoO1

E um plus, esse embora não técnico, tem um conteúdo muito bom:
– Como ser um programador melhor? – https://amzn.to/3D7PqOz

Entenda que as bases/pilares da computação farão boas diferenças na sua vida, e é o que também fará com que você transite entre linguagens sem muitas dores, (apenas se atentando as suas particularidades/semântica) e diante de problemas complexos em determinados ambientes.

Precisa de faculdade?

Não vou entrar de cabeça nisso, hoje em dia parece até algo subjetivo, pois dada a atual alta demanda nem é solicitado, dando mais atenção a xp e/ou portfolio, mas se puder, faça! Tem uma série de vivências ali que são importantes. Dá até saudade, haha!

Mantenha-se sabiamente atualizado!

O motivo de eu ter escrito sabiamente é devido que nossa área tem uma quantidade enorme de hypes, então, saiba e analise bem as tecnologias que for investir tempo, algumas serão passageiras, outras não. Com o tempo fica mais fácil perceber isso.

Estudar é essencial!

Atualmente todas as profissões demandam estudo constante, mas na nossa essa exigência é ainda maior, as linguagens/frameworks são atualizados constantemente, somado ao surgimento de tecnologias novas a todo momento, portanto esteja sempre atualizado.

Saúde mental e física

Cuidado com a síndrome do impostor, não queira abraçar o mundo, se respeite, se valorize, é uma área de bônus mas também de alguns ônus. Não fique desmotivado ou pra baixo quando ver alguém de 10 anos criando uma nova linguagem ou lib e ganhando milhões.

Cada um tem seu tempo, somos diferentes, cada ser humano é extremamente valioso e carrega consigo capacidade de feitos extraordinários, uns conseguem expressar mais cedo, outros mais tarde, e não somente feitos técnicos, você pode ter excelentes soft skills e isso te diferenciar!

E se exercite, desde cedo! Pois ficamos longos períodos de tempo sentados programando, portanto é extremamente importante se exercitar. E cuide do stress, tenha hobbies para te auxiliar nisso!

Inglês

Aprenda! E se já sabe, não deixe de praticar. De quando comecei pra cá vejo que a quantidade de material de aprendizado, documentação e etc em PT-BR cresceu MUITO, mas ainda assim algumas coisas são exclusivas, ou sempre saem primeiro em inglês.

Além de que você pode trabalhar remotamente para fora e se beneficiar da conversão de outras moedas para a nossa, ou também migrar de país.

Mudança de trabalho

Está trabalhando em um local bacana, aprendendo bastante, com um time legal, ganhando relativamente bem e recebeu uma proposta de 500 reais a mais para sair? Considere se realmente precisa do dinheiro para já trocar logo de cara nas tantas ofertas que vierem.

O que quero dizer é não tentar colecionar dezenas de empresas para trabalhar por ano e ficar 2, 3 meses em cada. Isso pode não ser benéfico para sua carreira, e há muitas empresas que se preocupam com isso, pelo motivo de tanta variação e se vão poder contar com aquela pessoa.

Claro, não é pra permanecer em empresas que possuam ambientes/pessoas tóxicas, salários incompatíveis e etc, mas se você está em um lugar bacana, considere a possibilidade de crescer ali (caso haja espaço) ou pelo menos criar um pouco mais de raízes.

E quando sair, sempre pela porta da frente, o mundo é pequeno, nunca sabemos o dia de amanhã.

Considere gerar conteúdo

Este ano meu blog completou 11 anos e sempre foi meu motivo de orgulho, gosto de escrever, sempre curti documentar as coisas que vinha aprendendo, afinal quando esquecia ou precisava recordar, era só acessar meu próprio blog.

Além de que é um diferencial bacana, as pessoas te acham por meio deles, já coloquei até easter eggs em tutoriais que fiz pra galera me mandar alguma mensagem e recebi de um monte de gente, é muito gratificante poder ajudar pessoas totalmente fora da sua bolha, do seu círculo.

Com ele já me encontraram e dei entrevistas para revistas e até fui convidado para eventos, palestras, jobs e vagas de trabalho. Eu curto muito escrever, então foi natural pra mim, mas existem outras formas: videos, áudio, enfim, se você curtir, avalie a que combina mais contigo!

Bom, essas são algumas das recomendações que costumo responder a quem me pergunta, como disse, nada é escrito na pedra e tem um pouco de experiência própria.

Convite!

E aproveitando, dia 14/10 às 19h eu e a @camelouu vamos fazer uma live pelo @ViUmaVaga para quem tá começando na área! (sandy e juniors) Será um bate papo com alguns tópicos técnicos desta thread e também na questão de contratações, não perca: https://bit.ly/3CrqVeM

Imagem